quarta-feira, 27 de junho de 2012

Habilidades

SOMOS DESTINADOS A OBTER SOMENTE AQUILO QUE TEMOS HABILIDADES PARA CONQUISTAR?

Nascemos com todas as habilidades que precisamos?
Nascemos Pais? Nascemos Mães? Nascemos Profissionais? Nascemos Líderes?

De fato, nascemos desprovidos de habilidades, apenas temos indícios de comportamento que são enfatizados ou reprimidos durante nossa infância e adolescência.

Quando entramos na vida adulta e, especialmente, na vida profissional encontramos dificuldades das mais diversas ordens e descobrimos que NÃO ESTAMOS PRONTOS PARA O MUNDO!

Neste momento queremos sair correndo e nos esconder, depois vemos que isto não adianta. Então olhamos em volta e decidimos se vamos conquistar o que nos falta ou deixar como está.

E aí vem outra lição: toda ação tem uma reação. E isto não é uma escolha é uma condição da vida.

Se decidirmos deixar as coisas como estão, ou seja, não adquirir as habilidades necessárias à evolução pessoal e profissional, nós temos que arcar com o fato de que nos sentiremos frustrados em algum momento. Ponto.

Se decidirmos conquistar o que nos falta, teremos que adquirir habilidades que não possuimos.

No momento em que percebemos nossa deficiência, nos encontramos no estágio Inconsciente e Sem Habilidade, ou seja, temos somente percepção de que precisamos mudar ou aprimorar algo, sem tomarmos nenhuma ação.

Em seguida entramos no estágio Consciente e Sem Habilidade, já com a consciência da necessidade de mudança, começamos buscar meios de promover estas mudanças – ler, estudar, conversar com pessoas, etc.

Depois disto, nos vemos no estágio Consciente e Habilidoso, ai já nos entendemos com nossas deficiências e passamos agir de acordo com um novo comportamento, fazemos isto através dos conhecimentos adquiridos.

Por último, estamos no estágio Inconsciente e Habilidoso, com o exercício de comportamento realizado no passo anterior, já não temos mais as deficiências constatadas e, por isto, realizamos nossas ações de maneira inconsciente e satisfatória.

Para fechar:
“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter e nosso caráter torna-se nosso destino.”
Fonte: livro “O Monge e o Executivo”

Rosirene Alves é sócia executiva na D & R Consultoria – Treinamentos e Projetos em TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário