quarta-feira, 11 de julho de 2012

Eu sou um Talento?


O que é ser um Talento?
 
Qual o modelo se criou para classificar um profissional como essencial para uma empresa?
 
Muitos propagam este termo, mas realmente o mercado possui Talentos Profissionais?
 
Um levantamento feito pela revista Exame, da editora Abril, estima que o Brasil necessite de quase 340.000 profissionais em pelo menos 20 áreas críticas que sofrem com a falta de mão de obra qualificada.
Fonte: www.noticias.uol.com.br  - 30/01/12
 
Entre os gestores fala-se muito desta situação e hoje se tornou imperativo para as empresas qualificarem seus funcionários para obter respostas mais favoráveis às necessidades do dia-a-dia.

Mesmo com a crise global, menos de 45% das vagas disponíveis no mercado são preenchidas. Segundo pesquisa do Grupo Vistage Brasil, organização internacional de lideres empresarias, 86% dos executivos das grandes e medias empresas com operações no Brasil estão preocupados com o impacto da falta de mão de obra na expansão das operações locais.

Este mesmo site cita a falta de estrutura na educação brasileira das últimas décadas um dos grandes fatores que contribuem para este ‘fenômeno’.
E tanto isto é verdade que empresas têm contratado profissionais para ensinar Matemática e Português para seus funcionários – eles NÃO são analfabetos, em muitos casos possuem até nível médio.
Automaticamente pensamos na origem social e financeira ou as oportunidades que de vez em quando aparecem, para justificar o fato de que apenas alguns alcançam o emprego dos sonhos enquanto outros sequer conseguem um trabalho na área profissional escolhida.
Como ser considerado um talento? Como conseguir que as empresas reconheçam sua capacidade?
Estas são perguntas difíceis de serem respondidas, mas o elementar funciona. Todo aprendizado trará frutos, todo esforço será recompensado.
Contudo, é preciso criar ESTRATÉGIAS para sua carreira. Mais que ter um objetivo é preciso delinear o percurso que sua carreira fará de forma que o planejado esteja de acordo com realizado.
“Estratégia é um plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente.”
Mintzberg, Henry; Quinn, James Brian - O Processo da Estratégia

Podemos criar estratégias para nossas vidas da mesma maneira que uma empresa planeja suas ações, com a vantagem de que somos nós que damos as ordens.

Ou seja, somos responsáveis por nosso sucesso, por isto, sejamos TALENTOS!!!! 

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário