quarta-feira, 20 de junho de 2012

Informação e Conhecimento


Somos muito intensos na busca de informação, mas não somos organizados nesta busca!
Peter Drucker, um dos grandes pensadores de nosso tempo, definiu o termo Trabalhadores do Conhecimento. De maneira geral, chamamos a sociedade deste século de Sociedade do Conhecimento.
Isto significa que temos em nossas mãos o poder da informação e consequentemente da transformação. O poder de transformar tudo aquilo que nos chega, através de vários meios, em condições favoráveis ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
A graduação continua sendo a base de uma carreira sólida, mas não garante o bom emprego. Certificações, cursos extras, leitura, conhecimento adicional conduzem ao caminho do bem – bem empregado, bem pago, bem visto.
Uns garantem que relacionamento (networking) é tudo, outros continuam acreditando na constante formação acadêmica, outros ainda, acreditam que certificações, cursos extras e experiência são suficientes. Acredito em tudo isto e posso garantir que a falta de qualquer uma destas coisas pode nos levar ao fracasso.
Se estamos no início da carreira, então negociamos nossas vidas para atingirmos os objetivos, abrimos mão de muitas coisas acreditando que lá na frente colheremos frutos gigantes. Realmente é possível colher estes frutos, mas é preciso mais que sorte ou bons amigos. É preciso dedicação e esforço, mas acima de tudo INTELIGÊNCIA!
Escolher o momento certo de atacar ou de recuar, escolher o dia certo da balada ou do estudo, quando ligar o F de “Foco” ou ligar o F de “Fica ai que eu não vou mais me estressar com você”.
Estamos todos conectados a uma rede mundial que informa e vicia, inclui e exclui, traz o bem e traz o mal, nos torna coletivo, nos faz ‘parte da turma’. Como fazer disto algo que nos conduza ao benefício individual?
As empresas buscam avidamente a cada dia transformar as possibilidades tecnológicas em faturamento e para isto precisam de colaboradores cada vez mais qualificados.
O tempo da calmaria se foi há muito e ficar no lugar torcendo para que nada mude ao seu redor é fantasia.  Precisamos buscar as oportunidades dentro de nós mesmos!

No próximo artigo vou falar sobre habilidades.  Até lá!!

Rosirene Alves é sócia executiva na D & R Consultoria – Treinamentos e Projetos em TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário